Portfólio

Dicas de Decoração: Jardim Vertical

A vida urbana é intensa e muitas vezes cinza. O verde tão característico do nosso país deu lugar aos arranha-céus, além de muito, mas muito concreto por todos os lados.

Então, para tentar driblar este comportamento tão cosmopolita, precisamos encontrar maneiras de se aproximar da natureza, seja pela adoção de alguns vasinhos ou então a criação de um jardim vertical completo.
Você provavelmente já ouviu falar em jardim vertical – até mesmo porque eles estão dominando o paisagismo. Mas você sabe como fazer e por onde começar?Separaremos algumas dicas bem interessantes que podem te ajudar a trazer frescor e muito verde para dentro de casa – por menor que o espaço seja.

O que é um jardim vertical?
O jardim vertical é um tipo de paisagismo no qual as plantas são ordenadas verticalmente com a ajuda de uma estrutura especial ou algum tipo de suporte. A principal intenção, além de nos aproximar da natureza, é fazer com que, mesmo em espaços pequenos, seja possível criar um ambiente cheio de vida e muito verde.
Sendo assim, basta separar um pequeno espacinho para começar.

Como fazer um jardim vertical e o que plantar?
Para fazer um jardim vertical você pode usar suportes como pallets, caixotes de feiras, pequenos vasinhos pendurados no teto ou então uma estrutura de ferro, do tipo treliça. Aí então, vai da sua criatividade dispor as plantas que deseja, fazendo uma verdadeira parede verde. Vale lembrar que cada plantinha possui características específicas.

Cuidados com o seu jardim vertical
Primeiramente, é preciso irrigá-las periodicamente, observando a necessidade de cada planta. Uma dica interessante: coloque o dedo no vasinho para perceber se o solo está seco ou muito encharcado, observando que o ideal é sempre o meio termo.